Nossa Senhora da Conceição

section-7f76010
//matrizdecampinasgo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/nossa-senhora-da-conceicao-matriz-de-campinas-go.png//matrizdecampinasgo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/nossa-senhora-da-conceicao-matriz-de-campinas-go.png

Nossa Senhora da Conceição

A estimada imagem de Nossa Senhora da Conceição, frequentemente conhecida como Imaculada Conceição, representa uma das venerações mais antigas e profundas à Virgem Maria na Igreja Católica. Este culto remonta às raízes do cristianismo, ainda que a doutrina da Imaculada Conceição tenha sido formalmente estabelecida pela Igreja Católica apenas no século XIX.

A veneração mariana sob o título de Nossa Senhora da Conceição advém da crença de que Maria, a mãe de Jesus, foi concebida sem a mancha do pecado original. Esta verdade de fé se apoia na doutrina do pecado original, que, conforme a tradição bíblica, ensina que os seres humanos herdaram o pecado de Adão e Eva, os progenitores da humanidade. Entretanto, a tradição teológica católica defende que Maria foi isenta desse pecado em virtude dos méritos de seu Filho, Jesus Cristo.

A fé na Imaculada Conceição se fortaleceu no século VII, quando o Oriente iniciou a celebração de suas festas. No Ocidente, a Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi introduzida na Inglaterra no século XI, e propagou-se para outras regiões da Europa nos séculos seguintes.

A crença na Imaculada Conceição de Maria está presente na história do cristianismo desde as suas origens. A tal ponto, que nos primeiros séculos não havia a necessidade de proclamá-lo um dogma. Todavia, por influência de vários debates na Idade Média, não isentos também de questionamentos, a crença carecia de ser formalmente explicada. Como bem o fez Santo Tomás de Aquino. Neste desenrolar, a fé popular na Imaculada Conceição ganhou ainda mais força na Igreja, por conta dos pregadores que veementemente se propunham a ensinar e defender esta crença.

A questão foi definitivamente dirimida no século XIX, quando o Papa Pio IX proclamou o Dogma da Imaculada Conceição em 1854. A proclamação atesta que Maria "foi, desde o primeiro instante de sua concepção, pela singular graça e privilégio de Deus Todo-Poderoso, preservada de toda a mácula do pecado original, em vista dos méritos de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade".

A devoção a Nossa Senhora permanece como uma parte significativa da fé católica. Em muitos países, a Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro, é considerada feriado nacional. Ademais, a Virgem Maria é a padroeira de diversos países, incluindo Portugal e Brasil.

Em resumo, a história de Nossa Senhora da Conceição é uma narrativa de fé e devoção que atravessa séculos. Espelha a crença católica na pureza e santidade de Maria e seu papel singular na história da redenção. Ao longo de séculos, a devoção a Nossa Senhora da Conceição inspirou os fiéis a buscar a pureza de coração e a intimidade com Deus.

section-efbe90b

Matriz de Campinas

Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Horários da Secretaria

Segunda, quarta a sexta: 8h às 20h
Terça: 6h30h às 20h
Sábabdo: 8h às 18h
Domingo: 7h30 às 12h30 e 15h30 às 19h30

Endereço & Contato

  • Av. Rio Grande do Sul, 770 - St. Campinas, Goiânia - GO, 74520-070

  • (62) 3121-5900